top of page

Jovens Profissionais da PIANC Brasil são convidados a conhecer Tanque de Provas Numérico na USP



Esta semana será marcada pela visita técnica do grupo de Jovens Profissionais da Seção Nacional (PIANC - JP Brasil) ao centro de simulações de manobra de navios e ao calibrador hidrodinâmico do Tanque de Provas Numérico (TPN), na Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da visita é promover a divulgação do grupo de jovens profissionais (PIANC-JP BRASIL) para a comunidade acadêmica.


O TPN-USP é um laboratório hidrodinâmico computacional e experimental voltado para o design e análise de sistemas offshore, portos, plataformas, navios e barcaças. O laboratório envolve esforços conjuntos de uma equipe de especialistas multidisciplinares e uma parceria próxima entre diferentes universidades, institutos de pesquisa e empresas de petróleo. Está localizado no campus principal da Escola Politécnica.


As instalações do laboratório TPN incluem software de análise dinâmica multibody no domínio do tempo e uma sala de visualização 3D para análises pós-processadas; um cluster de computadores de 50 teraflops composto por processadores de alto desempenho, permitindo computação paralela para resolver as simulações numéricas; uma bacia hidrodinâmica de 14m x 14m x 4m, e instalação de teste com geração/absorção ativa de ondas; e um Centro de Simulação de Manobras de Navios, composto por 7 simuladores integrados, sendo 2 deles classificados como missão completa.


Conheça as atividades da PIANC-JP Brasil.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page