top of page

Gestão de crises de acidentes em estruturas hidráulicas de navegação é tema de novo estudo da PIANC

Está disponível no site da PIANC um estudo sobre acidentes de navegação e formas de prevenção de falhas. “Apesar do desenvolvimento contínuo de conhecimentos de navegação, ferramentas de design, normas e métodos de construção, ainda existe um número considerável de acidentes, calamidades e falhas que acontecem a tais estruturas”, diz o resumo do estudo.


O documento detalha que acidentes do tipo não acontecem somente quando as cargas excedem a resistência de projeto. Outras possíveis causas são falta de inspeção e manutenção, operação inadequada, eventos climáticos extremos e erros de navegação. Além disso, muitas vezes há combinações e sequências complexas de eventos que podem levar a acidentes.


O relatório traz como exemplos os acidentes de navegação que ocorreram na eclusa alemã de Iffezheim, no rio Reno, em novembro de 2023, e na eclusa francesa de Fontinettes, no canal Neufossé, em outubro de 2023.


O documento aponta que é difícil estudar completamente acidentes assim porque as investigações ainda estão acontecendo. Além disso, relatos antigos de acidentes de navegação, muitos com mais de 100 anos, costumam ser esquecidos e difíceis de conseguir. No entanto, o documento da PIANC oferece relatórios detalhados sobre esses acidentes, incluindo análises das falhas que causaram eles.





Associados PIANC têm acesso aos estudos completos no site:


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page